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     As equipes Multidisciplinares foram criadas com o intuito de orientar e auxiliar o desenvolvimento, no espaço escolar e nos Núcleos Regionais de Educação, de ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena.

 

Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar 2011


Composição de Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Usina Bandeirantes - Ensino Fundamental, Médio e Profissional:

Daisy Ferraz Hampel Gonzaga Repr. da Equipe Pedagógica – Profª Pedagoga

Maria Aparecida de Oliveira Repr. das Instâncias Colegiadas – Profª Ens. Fund.

Ana Cecília Castro Morgado Marqui Repr. - Profª Área de Humanas - Arte

Mariza Chirito Miquelato Repr. - Profª Área de Exatas - Física

Andrea Castanho de Lima Silva Repr. - Profª Área de Biológicas – Ciências

Camila Daniele Lemes Lopes Repr. da Educação Profissional – Profª Técnicos

 

 

 

Sugestão de leituras:

Leituras referentes à legislação:

Constituição Federal;

Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 – que tratam a obrigatoriedade de incluir no Currículo escolar as discussões referentes à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena;

Decreto nº 65810/69, que promulga a convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial;

Lei nº 7437/85, que inclui as contravenções penais à prática de atos resultantes de preconceito de raça, cor, sexo ou estado civil;

Lei 7616/89, que define crimes de preconceito de raça ou cor.

Resolução 01/04, do Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana;

Parecer 03/04 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais, do Conselho Nacional de Educação ;

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana;

Deliberação 04/06, do Conselho Estadual de Educação, que trata das Normas Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana;

Instrução 017/2006 da SUED, que especifica que a Educação das Relações Étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana passa a ser obrigatória em todos os níveis e modalidades dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de Educação Básica;

Estatuto da Igualdade Racial - Lei 2288/010;

Resolução 3399/2010, relacionada à composição das Equipes Multidisciplinares;

Instrução 010/2010, relacionada às Equipes Multidisciplinares;

Convenção 169 OIT (Organização Internacional do Trabalho);

Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas;

Lei 8072/1990 – Lei de crimes hediondos, que inclui crimes relacionados às questões de gênero;

Lei Federal 8069/1990 – Estatuto da Criança e do adolescente;

Lei Federal nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.


Leituras Pedagógicas:

      Acessar os seguintes links das seguintes páginas do Departamento da Diversidade no portal dia a dia educação (para acessar as páginas da Diversidade, abrir a página do dia a dia educação e buscar o ícone “Acesse aqui os departamentos da SEED” e após abrir essa página, buscar o DEDI. Após abrir o DEDI, clicar nas Coordenações e acessar os textos disponibilizados nos links):


Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Etnicorracial - CERDE – antigo NEREA:

Bibliografia Afrobrasileira;Cadernos Temáticos;
Comunidades Quilombolas;
II Seminário de Educação e Diversidade;

Coordenação da Educação Escolar Indígena – CEEI

Cadernos Temáticos
Biblioteca do professor;
Segundo Simpósio de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena;
Sugestões de leitura;

Sugestões de links para pesquisa;
Teses, artigos e dissertações.


Coordenação da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual (CERGDS), antigo NGDS:

Sugestões: Sítios, Filmes, Bibliografias, Músicas, Publicações;
Instrução sobre o uso do nome social;
Material de Apoio Pedagógico;
Carta Paranaense de Educação LGBT.














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